13 de junho de 2017

Curso teórico aborda a presença das mulheres na arte da palhaçaria

“Mulher Palhaça, que história é essa?”
Acontece no Teatro Joaquim Cardozo durante o mês de junho!





Embora a figura do palhaço seja simbolicamente considerada masculina, nos últimos 20 anos é notório o crescente movimento da presença feminina neste meio, sobretudo a partir do surgimento das primeiras escolas de circo no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Teatro Joaquim Cardozo realiza, durante uma semana do mês de junho, uma imersão no tema, com o curso Mulher Palhaça, que história é essa?, ministrado pela pesquisadora no assunto Sarah Monteath.
O curso propõe uma investigação, contextualização e reflexão acerca desta temática. Dividido em quatro dias e eixos temáticos que abordam da mitologia grega às escolas de circo, passando por temas como o mito de Baubo na Grécia Antiga, os Fabliaux da Idade Média, a Commedia Dell'Arte no Renascimento, a História do Circo e o surgimento de suas escolas no Brasil. O curso é voltado para estudantes de artes cênicas/performáticas, artistas profissionais e demais interessados no tema. 

Sarah Monteath - Mestre em Artes Cênicas pela UNESP (2014) e formada em Filosofia pela UFPE (2009). Participou da Consultoria Histórica do I Festival de Mulheres Palhaças em Recife (2012). Trabalha, desde então com a investigação da temática de palhaçaria feminina no Brasil. Integra, desde 2014, a equipe de produção dos Encontros Internacionais de Mulheres Palhaças em São Paulo, junto ao Teatro da Mafalda (SP). Em 2016 lecionou, em parceria com a professora Lesley Revely, a disciplina História do Circo e dos Palhaços no Projeto de Formação para Jovens (PFPJ7) dos Doutores da Alegria, na sede do grupo em São Paulo. Atualmente integra a equipe de professores da Escola de Mulheres Palhaças em São Paulo. Ministrou Oficinas sobre a temática na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita FIlho”- UNESP.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z6uLmonExdA&feature=youtu.be


Local: Teatro Joaquim Cardozo (Centro Cultural Benfica, n°157, Madalena)
Dias: 26, 27, 28 e 30 de junho, das 14h às 17h
30 vagas, 12h de carga horária (será fornecido certificado de participação)
Valor do investimento: R$150 até dia 26 de junho
Quem se interessar deve enviar um email para sarah.monteath@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário